Matéria publicada no "Jornal de Condomínios" em 04.07.10

Pessoal, fui entrevistada pelo Jornal de Condomínios de Sorocaba, para falar sobre "espaços pequenos" e gostaria de compartilhar com vocês... Fiquei muito feliz! A reportagem é da Lucimara Pereira César.



"Apartamentos pequenos, conforto de grandes".


Com o crescimento das construções habitacionais no Brasil, o espaço dessas moradias vem se reduzindo na mesma medida.
De acordo com o IBGE, somente na construção civil no estado de São Paulo, nos cinco primeiros meses deste ano, houve um crescimento de 3,64%, em relação ao ano passado.
Em Sorocaba, esta porcentagem não poderia ser diferente. Há construções nos quatro cantos da cidade e na maioria deles, são apartamentos com pouco espaço que abrigariam jovens casais, solteiros e famílias pequenas.
E com este aumento de edificações, vem subindo também a procura por profissionais especializados em decoração, ou os conhecidos, designers de interiores.
“O setor imobiliário em Sorocaba está crescendo muito... Antigamente ninguém conhecia ou procurava o designer de interiores, hoje o mercado esta se abrindo e as pessoas estão enxergando mais”, conta a profissional de decoração Adriana Bataglin Simone, do estúdio Área 4.
Adriana completa ainda, que o aumento na procura por especialistas do setor, não se restringe apenas à pessoas de poder aquisitivo elevado. “Até as classes mais baixas querem uma casa diferente”, diz.


Dicas.

Visando então este novo segmento de moradias em Sorocaba, o Jornal de Condomínios e o escritório Área 4, traz seis itens indispensáveis para deixar os pequenos apartamentos bem decorados e confortáveis, à preços módicos.

Paredes “clean”.
O termo “Clean” (limpo em inglês), aplica-se muito bem nas paredes. Além de auxiliar na iluminosidade do local, as paredes claras e limpas (no sentido de objetos), dão uma sensação maior de amplitude nos cômodos.

Cortinas
Procure cortinas com tecidos leves, vaporosos e claros. Caso contrário, as peças podem deixar o ambiente pesado.
As cores mais indicadas vão do branco ao “nud” (novo tom do bege que lembra a cor da pele, ou a nudez).

Espelhos grandes.
E este efeito de salas maiores, podem ser conquistadas também com os espelhos. Peças grandes, são boas tanto para a decoração quanto para o resultado de extensão e profundidade da área.


Móveis com linhas retas
De preferência a mobílias baixas e com linhas retas. Um exemplo, são os novos modelos de racks. Eles são menores e ideais para casas pequenas, pois não ocupam muito espaço.
Os moveis funcionais também são uma ótima pedida. Os puff, por exemplo, são pequenos e servem tanto como um estofado ou como uma mesinha de centro.

Portas embutidas.
As portas de correr ou modelo “Camarão”, podem substituir muito bem as convencionais. Pois as mesmas, ao abri-las, não ocupam o espaço na lateral.

Quadros e fotos nas paredes.
“O menos é mais!”. Esqueça de muitos quadros nas paredes. O excesso destes objetos, transformam o ambiente em locais carregados visualmente.

Comentários